Eleições

Santa Catarina: 2º turno entre Jorginho Mello e Décio Lima

Candidatos do PL e do PT vão para a fase final do pleito

Jorginho Mello (PL) e Décio Lima (PT) vão disputar o segundo turno pelo governo de Santa Catarina. Com mais de 99% das urnas apuradas no estado, eles aparecem com 38,62% e 17,4% dos votos válidos, respectivamente.

Integrante do partido do presidente Jair Bolsonaro, Mello ocupa atualmente o cargo de senador. Lima, da mesma sigla do ex-presidente Lula, é deputado federal.

Os dois parlamentares desbancaram o atual chefe do Executivo catarinense. Carlos Moisés (Republicanos), que estreou na política partidária em 2018 sendo um dos apoiadores de Bolsonaro na ocasião, tentou — sem sucesso — a reeleição. Ele terminou o primeiro turno na terceira colocação, com 16,98% dos votos válidos

Para quem vencer a disputa no segundo turno, o agronegócio tende a ter destaque em decisões de políticas públicas. Isso porque Santa Catarina aparece nono lugar em Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP).

Eleição para o Senado

Jorge Seif (PL) foi eleito senador. Ele recebeu mais de mais de 1,4 milhão de votos — o equivalente a 39,82% dos votos válidos.