Até o último domingo, dia 21, produtores nos Estados Unidos tinham semeado 90% da área total prevista, um aumento de 3 pontos porcentuais (pp) em relação à semana anterior. No entanto, o porcentual é menor que os 95% de um ano atrás e da média dos últimos cinco anos.
Além de atrasar o plantio, o excesso de chuvas em áreas do Meio-Oeste dos Estados Unidos afetou a qualidade das lavouras na semana passada. De acordo com o relatório do USDA, 65% da safra apresentava condição boa ou excelente até o domingo, uma piora de 2 pontos porcentuais em relação à semana anterior. O USDA disse ainda que 84% da safra da oleaginosa tinha emergido, em comparação a 89% há um ano e 87% na média de cinco anos.
• Veja também: Contratos fecham dia em alta em Chicago
A condição da safra de milho também teve piora de 2 pp na semana passada, com 71% em condição boa ou excelente.
Chuvas nas Grandes Planícies dos Estados Unidos afetaram a qualidade e atrasaram a colheita da safra de trigo de inverno. Segundo o USDA, 41% da safra apresentava condição boa ou excelente até o último domingo, uma queda de 2 pp ante a semana anterior. De acordo com o relatório, 19% da safra de inverno tinha sido colhida até o domingo, ante média de 31% nos últimos cinco anos.
O USDA informou que 71% da safra de trigo de primavera apresentava condição boa ou excelente, melhora de 1 pp ante a semana anterior. Além disso, 23% da safra tinha perfilhado, ante 15% na média de cinco anos.
• Veja também: Tempestade pode reduzir safra de trigo dos Estados Unidos
O plantio de algodão avançou 3 pp na última semana, para 94% da área total prevista, disse o USDA. No entanto, continua atrasado em relação à média dos últimos cinco anos, de 100%. O relatório mostrou também que 22% da safra tinha florescido, ante média de 26% em cinco anos.