Pela primeira vez uma marca de soja foi lançada pela Bayer. A divulgação aconteceu nesta terça, dia 8, na Expodireto, em Não-Me-Toque (RS). A Credenz, que já existe nos Estados Unidos há dois anos, só foi inaugurada no Brasil agora e vai oferecer 20 variedades de soja para a safra 2016/2017. Entre elas estão grãos convencionais e com as tecnologias RR2, Intacta e Liberty Link – esta última desenvolvida pela própria Bayer e também novidade em território brasileiro.
Segundo o diretor de negócio de soja da Bayer, Hugo Borsari, o diferencial da marca está na qualidade aliada ao nome Bayer e na certeza de que o produtor vai receber as sementes no prazo estabelecido. Para ele, a combinação de diferentes tecnologias em uma só empresa também é vantajosa.
Liberty Link
A soja Liberty Link é recomendada para o controle de plantas daninhas resistentes. Isso porque ela é a primeira tecnologia tolerante ao herbicida glufosinato de amônia, produto recomendado para eliminar plantas que já criaram resistência a outros produtos, como o glifosato.
A tecnologia vai estar disponível na próxima safra em, pelo menos, oito variedades, de várias marcas, e não apenas da Credenz. Segundo Hugo Borsari, o pagamento da tecnologia já vai estar embutido no preço da variedade. Com isso, o produtor não vai precisar pagar royalties na entrega do grão.