Diversos

Tempestade de poeira atinge cidades do interior de São Paulo e Minas Gerais

Franca, Ribeirão Preto e Barretos, no interior paulista, assim como áreas no Triângulo Mineiro, foram atingidas por um vento forte, que levantou uma grande quantidade de poeira

Moradores de municípios de São Paulo e de Minas Gerais registraram uma forte tempestade de poeira neste domingo, 26.

Cidades como Franca, Ribeirão Preto e Barretos, no interior paulista, assim como áreas no Triângulo Mineiro, foram atingidas por um vento forte, que levantou uma grande quantidade de poeira, em razão do tempo seco das últimas semanas nas duas regiões.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a tempestade de poeira ocorrida em diversas cidades da Região Sudeste foi resultado de um conjunto de fatores, como período seco, temperaturas elevadas e a estiagem prolongada, que deixaram o ar com muito material particulado (poeira) em suspensão no ar e no solo.

A chegada da primavera, diz o Inmet, trouxe as primeiras pancadas de chuva formando nuvens carregadas (cumulonimbus) mais ao sul das cidades do interior de São Paulo, como Franca, Presidente Prudente, Jales, Araçatuba, Barretos e Ribeirão Preto.

Com a chuva, os ventos aceleram (formando uma corrente descendente ou frente de rajada) e ao encontrar uma área mais quente, seca e com muita poeira formam a nuvem.

A frente de rajadas de vento teve extensão de pelo menos 200 km, atingindo cidades do norte paulista como Olímpia, Guaíra e Franca. Na rede de rstações do Inmet, as maiores rajadas de vento foram de 83 km/h em Pradópolis (SP) e 57 km/h em Franca.