A atuação de um ciclone extratropical ainda provoca ventania no Sul do país. Esse ciclone vem acompanhado de uma frente fria, que chega ao Sudeste, provando chuvas e fortes rajadas de vento.
Segundo a previsão do tempo, a frente fria deixa a quarta, 22, com chuva no leste do Paraná, leste de São Paulo, Rio de Janeiro, sul de Minas e chuva no Sul da Bahia. Enquanto isso, regiões do interior do Brasil seguem com o tempo seco e quente.
A meteorologia chama a atenção para um contraste térmico no clima. No Centro e Norte do Brasil, a temperatura se aproxima dos 40°C nesta quarta, 22. Por outro lado, no Sul, os termômetros podem chegar aos 2°C, especialmente nas regiões de serra do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
O volume de chuvas para os próximos dias chega a 30 mm no Sul, e, apesar do avanço da frente fria, no Sudeste, os acumulados são menores, com 15 mm.
De 27 de setembro a 1 de outubro, a formação de um corredor de umidade provoca chuvas, mas ainda com volumes menos expressivos no Sudeste e Centro-Oeste.