Mesmo com as chuvas que paralisaram as atividades de campo, Mato Grosso e Pará são os estados com maior área com incêndios florestais entre janeiro e fevereiro deste ano, com 90 mil e 71 mil hectares, respectivamente.
+ 6 impactos das mudanças climáticas no agronegócio
Os dados são do Monitor do Fogo do Map Biomas, que contabiliza os efeitos de incêndios florestais sobre o território nacional a partir de imagens de satélite.
Em Mato Grosso, a situação prossegue neste mês. Na parcial de março, o estado do Centro-Oeste já contabiliza 353 focos de incêndio. No ano, o número já está em 1.108.
Com a contabilização levando em consideração a parcial de março, outro estado da região Norte passou o Pará e assumiu a segunda posição no ranking: Roraima. São 396 registros de queimadas no mês — 888 no acumulado do ano. Por lá, o solo está seco e a temperatura segue elevada.
Neste sentido, o município de Caracaraí, justamente em Roraima, é o líder no Brasil em focos de incêndio registrados desde o início do ano. Já foram 126 casos registrados.
Chuvas pouco expressivas em Roraima
De 24 a 29 de março, a situação de tempo seco deve permanecer em Roraima. No período, deve chover de forma pouco expressiva no estado. A meteorologia aponta, por ora, para acumulados inferiores a 35 milímetros para o período.
_____________
Editado por: Anderson Scardoelli.
_____________
Canal Rural Clima: ouça o podcast diário sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.
_____________
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.