Tempo

Chuva atrapalha os trabalhos de campo, mas ajuda nos reservatórios

Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), é a capacidade desde março de 2007

Embora o excesso de chuva esteja atrasando a colheita da safra de grãos no Brasil, os reservatórios de hidrelétricas apresentam o melhor nível desde março de 2007. Segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a capacidade dos reservatórios nas regiões Sudeste e Centro-oeste pode chegar a 85% no fim do próximo mês. E as chuvas não param.

+ Bombeiros encontram última pessoa desaparecida em São Sebastião

A semana começa com uma frente fria no oceano e uma área de baixa pressão atmosférica no litoral de São Paulo. A combinação destes dois sistemas mantém em alerta o litoral paulista, pois pode chover a qualquer a hora, inclusive em áreas de risco. Também pode chover forte no sul de Minas Gerais, no Triângulo Mineiro e no oeste do Rio de Janeiro.

No Sul, a chuva mais intensa atinge Santa Catarina e o Paraná, com potencial para temporais, alagamentos e deslizamentos no leste destes dois estados e também no sudoeste e sul paranaense. Ainda em SC e no Paraná, há risco para rajadas de vento de 50 a 80 quilômetros por hora, na média, podendo superar esse valor na hora da chuva mais intensa, além de ter risco para queda de granizo. Do oeste ao sudeste de Santa Catarina e no noroeste ao nordeste do Rio Grande do Sul, a chuva pode vir também com granizo e ventos de moderada intensidade, com chuva de moderada a forte intensidade.

Chuva no Centro-Oeste, Norte e Nordeste

chuva - sete alertas meteorológicos
Foto: Unsplash

Também chove na parte central do Brasil, mas a maior parte de Mato Grosso do Sul vai ter os mais fortes temporais, com granizo e rajadas de vento, no decorrer do dia. Nas últimas 24 horas, a capital Campo Grande registrou 95 milímetros acumulados de chuva, o que corresponde a quase 55% da média de fevereiro, que é de 174 milímetros. O mês vai terminando com chuva acima do normal do estado, o que atrasou bastante os trabalhos de campo.

Na terça-feira (28), a chuva forte continua no leste de Santa Catarina, do Paraná, de São Paulo e no Sul de Minas, com chance de volumes elevados e alto risco de transtornos. Alerta especial para o Vale do Itajaí (SC) e Vale do Ribeira (PR e SP). Nestas áreas, o risco de transtornos é maior.

No norte do Rio Grande do Sul, no Centro-Oeste, no Norte e no Nordeste, a terça-feira será de tempo instável, com sol, nuvens e pancadas de chuva a qualquer momento, com potencial para trovoadas e ventos moderados. Tempo firme na maior parte gaúcha, inclusive em Porto Alegre, no norte de Minas Gerais e no interior da Bahia. Apenas nas áreas mais chuvosas, entre Santa Catarina e São Paulo, as temperaturas não sobem muito ao longo do dia.

_____________

Editado por: Anderson Scardoelli.

_____________

Canal Rural Clima: ouça o podcast diário sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.

_____________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.