O Brasil deve enfrentar alguns dias de tempo seco, o que tem favorecido a colheita de várias culturas. Contudo, a partir do dia 10, a passagem de uma nova frente fria deve provocar chuva de até 30 milímetros no Sul do Brasil, o que colabora para o aumento e a manutenção da umidade do solo para as lavouras de inverno.
“Essa umidade vai avançar também para algumas áreas de Mato Grosso do Sul, o que, por outro lado, pode penalizar o algodão que já foi prejudicado pela estiagem e atraso na hora do plantio”, explica a editora-chefe do tempo, Pryscilla Paiva.
Já na próxima sexta-feira, 13, uma nova massa de ar de origem polar vai derrubar as temperaturas e podemos ter geadas novamente entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
“Curiosamente, as temperaturas no interior do Brasil vão estar muito elevadas e podemos registrar mínimas próximas de 0°C no Sul e máximas perto dos 40°C no Centro-Oeste”, explica Celso Oliveira, da Somar. Segundo ele, este contraste de temperatura pode provocar ventanias no Brasil central, a exemplo do que acontece na primavera, considerada a estação do ano mais tempestuosa.