Tempo

Chuva diminui no Brasil central e ajuda na colheita

Por outro lado, no interior do Matopiba, a previsão do tempo alerta para temporais que podem alcançar os 100 milímetros

A tendência é redução das chuvas no Brasil central de forma gradativa nos próximos dias com o retorno do tempo firme para Minas Gerais, Espírito Santo e norte do Rio de Janeiro. Esta é uma boa notícia para os produtores que estão colhendo a safra de soja no Brasil central e precisavam de uma trégua. As pancadas vão ser isoladas em São Paulo e no Centro-Oeste.

De acordo com a previsão do tempo, em toda a região Sul, o calor aumenta, com atenção maior para o meio oeste do Rio Grande do Sul, onde há previsão de 40 ° C entre a sexta e o sábado, mas, volta a chover no próximo final de semana no estado gaúcho.

Nesta quinta-feira, 13, áreas de instabilidade associadas à uma baixa pressão em médios e altos níveis têm fortalecido os temporais localizados por Mato Grosso do Sul, Paraná e sul de Mato Grosso. Ainda há muita instabilidade que combinado com o calor tem levado chuva forte também para Goiás, Distrito Federal, Tocantins, Pará, Amazonas.

No Nordeste, o vórtice ciclônico aumenta a condição de chuva forte com trovoadas entre no interior do Matopiba, trazendo alerta já que o volume de chuva pode chegar a 100 milímetros acumulados em áreas onde o solo já está bastante saturado. No Nordeste só não chove no sul da Bahia. A chuva diminui também pelo nordeste de Minas Gerais, e uma massa de ar seco deixa o tempo aberto na região, bem como no Espírito Santo

A meteorologia ainda prevê muito calor e baixíssima umidade do ar será verificada no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Áreas do meio oeste do Rio Grande do Sul sentem as maiores temperaturas e níveis de umidade abaixo de 12%.