A temperatura mais baixa do ano no Sudeste foi registrada na manhã desta sexta-feira, 23. Fez apenas 5 °C em Monte Verde (MG) e 9 °C nas áreas de café do sul de Minas Gerais, mas sem extremos.
Uma nova onda de frio está prevista para a semana que vem. O sistema deve trazer temperaturas ainda menores, especialmente as mínimas, registradas durante as madrugadas e manhãs.
“Há risco para geadas, principalmente nos pontos mais elevados do Sul, mas ainda sem grandes problemas para o milho. O risco climático desta segunda safra está sendo mais a falta de umidade do que o frio agora”, afirma Celso Oliveira, meteorologista da Somar.
Previsão do tempo para os próximos dias
O fim de semana ainda será com madrugadas frias, mas tardes mais quentes. Uma nova frente fria avança pelo Sul do Brasil, mas a chuva vai veneficiar poucas áreas de milho. Boa parte do Brasil central ainda segue com tempo seco, mas parte de Mato Grosso do Sul deve registrar algumas pancadas isoladas.
A tempestade Potira continua na costa do Sudeste e mantém elevada a agitação marítima nos portos nesta sexta-feira, 23, mas a situação melhora no fim de semana. Outra frente fria vai avançar pelo Sul na primeira semana de maio e os modelos numéricos de previsão do tempo estão indicando de 30 a 50 milímetros acumulados de chuva em algumas áreas.
Por fim, olhando o primeiro quadrimestre de 2021 para áreas de cana-de-açúcar, estamos passando pelo período mais seco desde pelo menos 2017, com pouco mais de 500 milímetros acumulados, com referência no Triângulo Mineiro, na cidade de Uberaba. “Acontece que em 2017, choveu mais intensamente em maio. Já em 2021, está difícil encontrar chuva mais intensa. Talvez apenas na virada de maio para junho”, diz Oliveira.