A previsão do tempo indica o retorno das chuvas para os próximos dias. No entanto, as precipitações vão acontecer aos poucos, de forma mais localizada. “Nesse momento, as chuvas devem se concentrar no Centro-Sul, especialmente no Paraná, norte de São Paulo e Mato Grosso do Sul”, destaca Desirée Brandt, da Somar Meteorologia
- Com tempo seco e solo a 70 °C, plantio da soja deve atrasar no Tocantins
- Áreas de soja do Paraná, Santa Catarina e São Paulo terão chuvas mais intensas
Entre dos dias 7 e 15 de outubro, as chuvas começam a se espalhar, principalmente neste fim de semana e início da próxima. “A chuva ganha força entre Sudeste e Centro-Oeste, e as precipitações devem acontecer já nos próximos dias na região Sul. Para as áreas do Sudeste, a previsão indica até 80 mm, em pontos entre São Paulo e centro-sul de Minas Gerais e Triângulo Mineiro”, diz Desirée.
Para o Centro-Oeste, a expectativa é de pancadas de chuva em Goiânia, e áreas centro e oeste de Mato Grosso. Essa chuva deve avançar e atingir áreas do Matopiba, onde as pancadas devem registrar até 50 mm em Tocantins. “É preciso ficar em alerta, pois essa chuva prevista para as áreas do Matopiba não vem para ficar. Ela passa e na sequência vem um período seco longo.
Para o período de 15 a 23 de outubro, a chuva ainda continua volumosa no Sudeste e no Sul do Brasil, mas recua no norte do Mato Grosso e norte do Goiás. Todas as áreas do Matopiba e norte de MG ja terão tempo mais firme e vai demorar a chover. De acordo com a Somar, a chuvas retorna, aos poucos, no decorrer de novembro.