Tempo

Chuvas de dezembro e janeiro provocam morte de 24 pessoas em SP

Segundo o levantamento da Defesa Civil, as chuvas deixaram ainda seis pessoas feridas e fizeram mil desabrigados

Levantamento divulgado na quarta-feira (1º) pela Defesa Civil mostra que 24 pessoas morreram em São Paulo em decorrência das chuvas que atingiram todo o estado de 1º de dezembro de 2022 a 31 de janeiro de 2023. Além disso, duas pessoas estão desaparecidas.

+ Entenda o que é a Zona de Convergência do Atlântico Sul

Do total de óbitos, seis ocorreram na cidade de Araraquara, em dezembro, quando um veículo caiu em um córrego e foi arrastado pelas águas. Na capital paulista, houve duas mortes neste período, uma delas após a enxurrada ter arrastado uma moto, e a outra após um muro ter desabado sobre uma pessoa. Em Osasco, duas pessoas morreram após serem arrastadas pela enxurrada e outras duas após o desabamento de uma casa.

Em Monte Alto, três pessoas morreram após a enxurrada ter arrastado um veículo. Em Porto Ferreira, uma enxurrada arrastou um veículo e fez duas vítimas. Também foram registradas mortes em São Carlos, Campinas, Caraguatatuba, São Bernardo do Campo, Santo André, Araraquara e Indaiatuba.

Chuvas deixaram feridos, desabrigados e desalojados

temporais - muita chuva - tempestades - previsão do tempo - previsão de chuva
Foto: Anderson Scardoelli/Canal Rural

Segundo o levantamento, as chuvas deixaram ainda seis pessoas feridas e fizeram mil desabrigados. Outros 5.939 moradores do estado de São Paulo estão desalojados. As chuvas também deixaram as cidades de Aparecida e de Socorro em situação de alerta.

A Defesa Civil informou ainda que 15 municípios do estado já decretaram situação de emergência. Nesta semana, o órgão soltou um alerta para chuvas fortes e intensas em todo o território paulista. O alerta vale até a próxima sexta-feira (3).

___________________

Canal Rural Clima: ouça o podcast diário sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.

___________________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.