Com apoio de
Sábado, 1 º
Sul
O sol predomina na maior parte da região Sul. Como o sistema de alta pressão já está bem afastado no oceano, as temperaturas ficam mais elevadas que nos dias anteriores, especialmente na parte da tarde. Pela manhã, apesar do frio, a chance para recordes é baixa. Em
Pode chover fraco, por causa dos ventos úmidos do mar, no leste de Santa Catarina e do Paraná. No fim do dia as nuvens aumentam no noroeste paranaense e também pode chover, de maneira muito isolada e com baixos acumulados.
Sudeste
Grande parte do Sudeste tem mais um dia de tempo firme e com temperaturas elevadas no período da tarde, especialmente no interior de São Paulo e de Minas Gerais. A chuva fraca e isolada pode ocorrer no extremo oeste paulista, Triângulo Mineiro, Espírito Santo, norte fluminense e sul de São Paulo.
Nestas áreas as nuvens aumentam especialmente no período da tarde e a chuva que ocorrer não traz grandes acumulados. O friozinho do amanhecer perde força a partir de sábado.
Centro-Oeste
As instabilidades seguem bem espalhadas pelo Centro-Oeste. A chance de chuva é maior no norte de Mato Grosso e de Goiás. No entanto, todas as outras áreas destes dois estados, mais a metade leste de Mato Grosso do Sul podem receber pancadas isoladas e com acumulados baixos. Mais uma vez as temperaturas sobem no período da tarde, especialmente no interior de Mato Grosso do Sul e metade sul de Mato Grosso, onde a umidade do ar pode ficar baixa.
Nordeste
Todo o interior do Nordeste segue com tempo firme e pouca chance de chuva, especialmente no centro-oeste da Bahia, sul do Piauí e extremo sul do Maranhão. Todas as outras áreas da região seguem com tempo instável, ou seja, sol alternado por pancadas de chuva que podem ser de até moderada intensidade. Os maiores acumulados ocorrem em Sergipe, Alagoas e no norte do Maranhão.
Norte
O tempo firme continua em Rondônia e no Acre, mas as temperaturas já ficam mais elevadas que nos dias anteriores. Os outros estados da região têm um sábado de sol, alternado por pancadas de chuva a qualquer momento. A maior quantidade de água ocorre entre o oeste do Amazonas e o norte do Pará.
Domingo, 2
Sul
A chance de chuva é maior na metade oeste do Paraná e de Santa Catarina. No entanto, essa chuva não trará grandes acumulados e ocorrerá de maneira muito isolada. As demais regiões tem um dia de sol entre poucas nuvens e temperaturas em elevação. Tempo seco e umidade baixa no oeste do Rio Grande do Sul.
Sudeste
No domingo as temperaturas já ficam um pouco mais elevadas pelo Sudeste, tanto no amanhecer quanto no período da tarde. Grande parte da região segue com tempo firme e umidade baixa. A chuva fraca e isolada, se ocorrer, atinge apenas o litoral do Rio de Janeiro e do Espírito Santo e também no extremo oeste de São Paulo.
Na virada do mês tem chuva prevista para a região Sul do Brasil, mas é pouco provável que a frente fria alcance o Sudeste, devido a formação de um bloqueio atmosférico.
Centro-Oeste
Início de maio o tempo firme prevalece no centro e sul da região, com frio predominante ao amanhecer e anoitecer e tardes quentes, representando uma típica condição de outono, quando a amplitude térmica diária é elevada. A umidade relativa do ar diminui entre Goiás e Mato Grosso do Sul, favorável ao aumento de queimadas.
Nordeste
O tempo instável continua na maior parte do Nordeste, mas especialmente em áreas costeiras. Em Sergipe e Alagoas os volumes diminuem, mas no norte do Maranhão ainda há chance para acumulados significativos. Tempo firme no oeste da Bahia e de Pernambuco, sul do Ceará, do Piauí e do Maranhão.
Norte
Próximos dias com chuvas concentradas mais ao norte da região, devido a influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Logo, no Amazonas e Roraima chove de forma mais volumosa e expressiva, ainda atingindo ambas as capitais. A partir de domingo volta a chover no Acre e em Rondônia, ainda de maneira isolada.