As fortes chuvas dos últimos dias deixaram boa parte do Maranhão em alerta. Segundo o Corpo de Bombeiros do estado, 33 municípios decretaram situação de emergência em decorrência dos transtornos climáticos.
+ Soja: excesso de chuva deve dificultar colheita
Os problemas em decorrência do tempo adverso atingem, inclusive, a região agrícola do Matopiba. Dois municípios inseridos na fronteira agrícola estão entre os afetados por causa dos recentes volumes de água: Barra do Corda e Santo Antônio dos Lopes. Em ambos os locais, açudes (barragens) se romperam e, assim, alagamentos foram registrados.
Em Açailândia, também inclusa no Matopiba, um carro foi arrastado pela enxurrada e três pessoas morreram. Fora da fronteira agrícola, Santa Luzia do Tide também encara problemas em decorrências das fortes chuvas. No município, segundo os bombeiros, duas pessoas morreram ao serem soterradas por um deslizamento de terra.
Chuvas no Maranhão deixam desabrigados e desalojados
Até o momento, autoridades maranhenses informam que 450 famílias estão desabrigadas e outras 520 estão desalojadas. No geral, a Defesa Civil estadual monitora a situação climática no estado, além de contabilizar os danos e prejuízos.
Além do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil, as prefeituras dos municípios afetados e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes) realizam operação de suporte às vítimas. Para os locais, já foram enviadas 450 cestas básicas e 700 garrafões de água. Além disso, o governo reforça que ainda serão entregues mais de mil garrafões de água e 600 colchões.
Ver essa foto no Instagram
_____________
Editado por: Anderson Scardoelli.
_____________
Canal Rural Clima: ouça o podcast diário sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.
_____________
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.