Tempo

Derecho: entenda o que é a tempestade que acamou lavouras nos EUA

De acordo com a Somar Meteorologia, após a passagem do fenômeno, as chuvas devem diminuir nas áreas afetadas, o que pode complicar ainda mais a situação

O Meio-Oeste dos Estados Unidos registrou uma intensa tempestade no início desta semana. As rajadas de vento de até 160 km/h acamaram o milho em parte da região. O fenômeno é chamado de “Derecho”, que significa direto ou em linha reta em espanhol. “É algo semelhante às frentes de rajada do Brasil. Uma linha de instabilidade associada a uma frente fria que gera ventos fortíssimos”, diz Celso Oliveira, meteorologista da Somar.

Segundo ele, a chamada continentalidade influencia na velocidade dos ventos. O hemisfério Norte tem muito mais continente do que oceano e isso faz com que as tempestades sejam mais fortes.

Apesar de não ter sido algo generalizado a ponto de trazer grandes prejuízos à produção norte-americana, por onde passou, a ventania não deixou nada de pé. “É importante salientar que é um prejuízo enorme para os produtores afetados de Iowa, Nebraska e Dakota do Sul, mas o reflexo disso no cenário de produção nacional não deve ser grande”, diz Oliveira.

A partir de agora, o que chama a atenção é que a chuva vai perder força nessas áreas atingidas. Existe uma região em Minnesota, na fronteira com o Canadá, que deve ter ainda alguns episódios de chuva forte na próxima sexta-feira, 14. Também há previsão de chuva no sul de Illinois , Tennessee e Kentucky nos próximos três dias. No entanto, essas áreas que foram atingidas têm previsão de chuva menos intensa.

Uma das áreas mais atingidas foi justamente aquela que estava passando por uma estiagem severa. “Os produtores torceram tanto para que a chuva voltasse nestes estados afetados pela seca, mas quando a precipitação veio, veio forte demais”, finaliza o meteorologista.