Tempo

Grãos: clima deve continuar colaborando com o plantio da safra dos EUA

Diferente do ano passado, tanto o volume de chuvas quanto as temperaturas estão colaborando com os trabalhos de campo no cinturão agrícola americano

O clima está colaborando com o plantio da soja e do milho nos Estados Unidos, de acordo com a meteorologista Desirée Brandt, da Somar. Ela afirma que, segundo a previsão do tempo, a tendência é que o quadro continue favorável.

“No ano passado, tínhamos muito chuva e temperatura que não chegava a um nível adequado para começaram a semeadura. Temos chuva nos próximos dias, mas não é duradoura e volumosa a ponto de atrapalhar os trabalhos. Em relação a temperatura, ainda faz frio nos estados mais ao norte, mas devemos ter elevação gradual daqui para frente”, diz.

De 6 a 10 de maio, o cinturão agrícola deve receber de 15 a 20 milímetros. De 11 a 15 de maio, mais uma chuva típica, na forma de pancadas rápidas, com 15 milímetros.

Trabalhos de campo

O plantio de milho nos EUA avançou para 51% da área estimada, contra 27% na semana passada, de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). O índice representa alta em relação ao mesmo período de 2019, quando tinham sido cultivados 21%, e à média dos últimos cinco anos, que é de 39%.

Já o plantio de soja no país chegou a 23% da área projetada, ante 8% na semana anterior. Nesta mesma época do ano passado, o índice era de 5% e a média das últimas cinco safras é de 11%.