Tempo

Massa de ar polar deve provocar geadas em SC e RS no fim da semana; entenda

Além disso, a meteorologia aponta para a formação de um ciclone extratropical, que deve deixar o tempo instável no Sul do país

Um ciclone extratropical em formação mantém o tempo muito instável no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira, 25. Há previsão de chuva intensa, volumes elevados, que podem variar entre 50 e 150 milímetros e fortes rajadas de vento. A chuva avança para Santa Catarina e boa parte do Paraná, acompanhada por ventos moderados.

Na quinta-feira, 26, o ciclone extratropical se forma e dá origem a uma frente fria, que segue provocando chuva no norte do Rio Grande do Sul, em todo o estado de Santa Catarina e no Paraná. Atenção para o leste de Santa Catarina e região central do Paraná, onde os volumes serão elevados.

Há potencial para muitos raios, ventania e eventual queda de granizo nas áreas de tempo instável e pode ocorrer o acamamento das lavouras de milho. O tempo muda também na região centro-oeste de São Paulo que pode ter rajadas de 50 km/h.

No Centro-Oeste também há expectativa de mudança na quinta-feira. Áreas de instabilidade associadas a uma nova frente fria provoca chuva sobre grande parte de Mato Grosso e os acumulados podem ser elevados no sul do estado. A chuva vai continuar na sexta-feira, 27, em praticamente todo o estado de Mato Grosso com fraca intensidade.

Já em Mato Grosso do Sul, a chuva acontece a qualquer momento, variando com moderada a forte intensidade. As temperaturas entram em declínio. Em Goiás e Distrito Federal, o tempo segue seco e quente.

Já no Sul, a sexta-feira começa com previsão de geada em áreas da região central e Campanha Gaúcha. Esta será a última massa de ar de origem polar de agosto que, embora diminua também as temperaturas em parte do Centro-Oeste e Sudeste, só vai provocar geadas em áreas do Sul.

A passagem da frente fria ainda mantém o tempo instável entre o norte de Santa Catarina e todo o estado do Paraná. Atenção para os altos volumes de chuva previstos na região central do último estado.