A estiagem que castiga as regiões Sul e Centro-Oeste deve continuar nos próximos dias, mas uma mudança no regime das chuvas deve ocorrer no início de dezembro.
Segundo a meteorologista da Somar, Desireé Brandt, neste fim de semana as chuvas mais intensas continuam nas regiões Norte, Nordeste e parte do Sudeste. No Sul, chuva localizada apenas em Santa Catarina, enquanto no Centro-Oeste pancadas são esperadas em Goiás e norte de Mato Grosso.
De abate de vacas a agonia de jacarés: La Niña já causa estragos pelo Brasil
No domingo, as chuvas mais fortes avançam para o Norte, passando por Tocantins. No sul de Minas e leste de São Paulo, são esperadas chuvas menos intensas e isoladas.
De 26 a 27 de novembro a chuva retorna para para o Sul e começa a falhar no Norte do Brasil. No Rio Grande do Sul, acumulados acima dos 70 milímetros são esperados na região oeste do estado. “No entanto, fica a preocupação com Mato Grosso, que não deve ter chuva considerável até o fim de novembro e a umidade do solo por lá não é satisfatória”, contou Desireé.
Boa parte do estado do Centro-Oeste está com chuva abaixo da média. Sudoeste e norte do estado com baixa umidade de solo e apenas na virada do mês as chuvas voltam, com acumulados acima dos 30 milímetros no norte e parte do leste do estado.