Mapas meteorológicos da Somar mostram o avanço de instabilidades sobre o Sul do país, com nuvens carregadas. Nos últimos dias, o município de São Vicente (RS) já registrou 80 milímetros de chuva. “Isso vai ajudar bastante as lavouras de inverno; o plantio estava atrasado por causa da baixa umidade do solo. Volumes desse nível não registrados desde janeiro”, diz Pryscilla Paiva, editora de Tempo do Canal Rural. Amambaí (MS) também foi beneficiados com precipitações de 50 milímetros.
Desta quarta-feira, 13, ao domingo, 17, a região Sul e Mato Grosso do Sul devem registrar chuvas bastante significativas, principalmente o Rio Grande do Sul, que receberá mais 50 milímetros. Em Mato Grosso do Sul, os acumulados devem variar de 30 a 50 milímetros. O oeste do Paraná receberá 30 milímetros. “Se for mesmo registrada, somada ao que já houve, vai estancar bastante o problema do milho segunda safra”, comenta.
- Previsão do tempo alerta para temporais e granizo nesta quarta
- Temperatura no Sudeste devem ficar abaixo do normal até o dia 20
Depois de passar pelo Sul, a frente fria deve chegar ao Sudeste e atingirá áreas de café. Segundo Pryscilla Paiva, apesar dos volumes não serem elevados, preocupa a possibilidade de temporais com ventos de 60 km/h, que podem derrubar grãos.