O padrão de chuva no Brasil deve mudar. A chuva diminui no Sudeste e Centro-Oeste e deve retornar ao Sul do país. Segundo a previsão do tempo, a formação de um bloqueio atmosférico mantém as condições de tempo úmido em áreas do Uruguai, Argentina e Rio Grande do Sul.
- Confira as áreas onde deve haver chuva nesta terça-feira em todo o Brasil
- Temporais ainda ameaçam áreas que já receberam muita chuva
A mudança no padrão de chuvas favorece a umidade das lavouras de soja, que estão em fase reprodutiva no Rio Grande do Sul. Já no Sudeste e Centro-Oeste, a redução da chuva vai permitir a colheita da soja e o plantio da segunda safra de milho.
Pelos próximos sete dias, as precipitações seguem concentradas em uma área que vai da costa do Sudeste até a região Norte. No Sudeste, os maiores acumulados devem acontecer no centro-sul de Minas Gerais, com até 60 mm.
Em Goiás e Mato Grosso, o volume das chuvas já não é tão significativo. Isso representa uma redução na umidade do solo nessas regiões. Com o sol aparecendo mais vezes e o aumento da temperatura, a retomada dos trabalhos em campo favorece os produtores.
Após longo período de tempo seco, a chuva retorna agora com mais força ao Sul, especialmente para a metade norte do Rio Grande do Sul, onde alguns lugares podem receber mais de 100 mm, favorecendo, assim, a elevação na umidade do solo.