A previsão do tempo que indicava a possibilidade de nevar no Brasil em pleno mês de novembro se confirmou. Na manhã desta terça-feira (1º), registro de neve ocorreu em Urubici, município da Serra Catarinense.
Vídeo que mostra a neve caindo sobre o Morro da Igreja, um dos pontos turísticos da região serrana de Santa Catarina, foi originalmente divulgado no Instagram pela jornalista Cláudia Vera Pletsch. “Inacreditável!”, afirmou ao compartilhar o material na rede social.
“É a Serra Catarinense. E ela sempre surpreende. Olha só: acabei de pegar neve e chuva congelada”, postou a Cláudia, que trabalha como repórter na SCC, afiliada do SBT no estado sulista. Consequentemente, o vídeo foi compartilhado por internautas.
#NEVE no morro da Igreja agora registrado pela minha amiga Cláudia Pletsch Jornalista do SCC SBT de LAGES. A Previsão se concretizou….
Piter Scheuer e Ronaldo Coutinho pic.twitter.com/PeZtaQlFQ3
— Meteorologista Piter Scheuer 🌪 (@Piter_Scheuer) November 1, 2022
Cláudia não foi, contudo, a primeira a falar sobre chuva congelada em novembro em Santa Catarina. Mais cedo, o jornalista Mycchel Legnaghi havia registrado que o fenômeno ocorreu nesta terça em São Joaquim, também na Serra Catarinense.
Além da neve, Urubici encara o frio extremo. Nesta terça-feira (1º), a mínima é de 1º grau Celsius, destaca a página especial de Tempo do site do Canal Rural. Para os próximos quatro dias, as temperaturas seguirão baixas, conforme indica a previsão do tempo, com as seguintes mínimas e máximas:
- Quarta-feira: 0°C e 13°C.
- Quinta-feira: 1°C e 16°C.
- Sexta-feira: 2°C e 17°C.
- Sábado: 4°C e 18°C.
Neve mais tardia da história do Brasil
Desde a semana passada, com base em informações da Climatempo e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Canal Rural alertava para a possibilidade de nevar em novembro. Até então, isso nunca tinha ocorrido na história do Brasil. No último dia 25 foi informado, por exemplo, que o frio intenso e atípico para esta época do ano poderia provocar neve e geada.
“O mais tardio [de neve no Brasil] era de 3 de outubro de 1999” — Nadiara Pereira
“É o registro mais tardio de neve que temos”, afirma a meteorologista Nadiara Pereira, da Climatempo. “Lembrando que o mais tardio [de neve no Brasil] era de 3 de outubro de 1999”, destacou a especialista em meteorologia.
A neve na Serra Catarinense ocorre a menos de dois meses do início do verão no hemisfério sul, em 21 de dezembro.
______
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.