Depois dos temporais que atingiram parte da faixa leste da região Sul, agora é a vez da entrada da massa de ar de origem polar que vai deixar os próximos dias com temperaturas mais baixas. Aliás o frio já começou não somente no Sul, mas também no Sudeste e Centro-Oeste.
- Chuva já ultrapassa a média de maio e provoca transtornos e mortes no Sul
- Frente fria pode levar chuva para áreas de milho safrinha
Em Cuiabá, capital de Mato Grosso, a mínima foi de apenas 15,3°C, 5°C a menos do que a média climatológica para maio, que é de 20,1°C. No Pico de Itatiaia, no Rio de Janeiro, a mínima foi de 6°C, mas com sensação térmica de apenas 1°C. Muitas cidades, como foi o caso da capital de Mato Grosso, tivemos a chamada mínima invertida, ao invés de registrar a menor temperatura do dia na madrugada ou no início da manhã, o frio aconteceu no decorrer da tarde, com a entrada da massa de ar de origem polar.
Segundo a previsão do tempo, o frio continua nos próximos dias, mas não há risco de geadas nas áreas produtoras do Sul. Em Guarapuava, um dos pontos mais altos com lavouras instaladas de milho segunda safra, a mínima prevista para esta sexta-feira (6), é de 9°C, bem longe dos 3°C que é a temperatura próxima para favorecer a formação de geadas. Já nos pontos mais altos da serra gaúcha e catarinense, os meteorologistas não descartam a ocorrência de geada, com mínimas em torno de 1 a 0°C nos próximos dois dias.