Sul
A quarta-feira promete ser chuvosa em praticamente toda a região. Na maior parte dos três estados, haverá muita presença de nebulosidade e chuva a qualquer momento. Destaque para os maiores volumes previstos na metade norte gaúcha (o que inclui Porto Alegre), o centro e oeste de Santa Catarina e o sudoeste do Paraná. A precipitação pode vir em forma de temporais novamente, acompanhada por raios, ventania e eventual queda de granizo.
Conforme a frente fria avança em direção ao Sudeste, a temperatura volta a cair na região. A mudança na direção dos ventos que passam a soprar predominantemente do quadrante Sul, derruba a temperatura com a chegada de um ar mais frio. Ventos em torno de 70 km/h podem soprar contra o litoral gaúcho.
Sudeste
O frio ainda persiste e não se descarta a chance de geada novamente no Parque Nacional de Itatiaia (RJ). O maior destaque, no entanto, é a chuva que se espalha por São Paulo devido à combinação de várias instabilidades. Logo pela manhã, tem chuva no extremo oeste paulista. À noite atenção redobrada à Baixada Santista, região metropolitana de São Paulo e Vale do Paraíba.
Ao que tudo indica, o eixo principal da frente fria vai passar por São Paulo no fim do dia e esta chuva em forma de pancadas pode vir acompanhada por trovoadas e ventos de pelo menos 50 km/h.
No Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, o tempo firme predomina ao longo do dia sob efeito da massa de ar seco.
- Temperatura no Sudeste devem ficar abaixo do normal até o dia 20
- Previsão do tempo: El Niño, La Niña ou neutralidade? Entenda nova atualização!
Centro-Oeste
Céu nublado e chuva a qualquer momento em praticamente todo Mato Grosso do Sul, com exceção apenas do nordeste do estado. O maior volume de chuva está previsto para o sul, centro e oeste, não se descartando o potencial para transtornos.
Raios, ventania e até eventual queda de granizo podem ocorrer, desta vez, desde o sul de Mato Grosso do Sul até o sudoeste de Mato Grosso conforme as instabilidades avançam.
Por enquanto nada de chuva em Goiás, no Distrito Federal e no centro e leste de Mato Grosso.
Nordeste
A quarta-feira deve amanhecer com chuva desde Salvador (BA) até Maceió (AL), porém, o volume previsto é menor comparado aos últimos dias. Também chove nas demais áreas do leste baiano, no leste de Pernambuco, no leste da Paraíba, assim como no norte entre Ceará e Maranhão.
A novidade é o retorno do tempo firme a Natal (RN) com o avanço de uma massa de ar seco que já inibe a formação das instabilidades na maior parte do sertão e agreste nordestino.
Norte
Ainda chove sobre a maior parte da região. Atenção redobrada de novo ao Amapá e ao nordeste do Pará, com altos volumes de chuva previstos devido à Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Na maior parte da região são esperadas apenas pancadas rápidas, sem grande intensidade, intercaladas com períodos de melhoria.
No Tocantins, mais um dia de sol entre poucas nuvens.