A previsão do tempo alerta que, nos próximos dias, a chuva pode atrapalhar a colheita da soja no norte de Mato Grosso e no sul do Pará, mas beneficiar as lavouras da oleaginosa na região do Matopiba, que é formada por Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.
Segundo a meteorologista Desirée Brandt, da Somar, este sábado será bastante chuvoso, desde o sul de Minas Gerais até a região Norte.
Nos próximos sete dias, algumas áreas do Maranhão devem receber 100 milímetros de chuva além da média típica para o período. Na região central do estado, as precipitações podem chegar a 250 mm.
O aguaceiro decorre da formação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é bastante comum nesta época do ano e alimenta a chuva. Além disso, a condição é reforçada por áreas de instabilidade no interior da América do Sul.
No Sudeste, Goiás e metade sul de Mato Grosso, as precipitações devem ficar superar os 100 milímetros facilmente. Em Alta Floresta (MT), são esperados 150 mm. Com a chuva, as temperaturas nessas áreas devem ficar mais amenas.
De 22 a 26 de fevereiro, o volume de chuva diminui no Brasil, mas os acumulados mais relevantes (acima de 30 mm) continuam concentrados na faixa que vai da costa do Sudeste à região Norte. O Sul, por outro lado, deve ter precipitações de no máximo 20 milímetros.