Veja as condições de chuvas e temperaturas para este fim de semana.
Sábado (17)
Sábado reserva chuvas intensas para o Sudeste, destaque para a Zona da Mata mineira, Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo.
No norte do Brasil, instabilidades tropicais podem trazer volumes acima de 15mm, desde Roraima até o litoral da Paraíba. Apesar disso, essas áreas devem ter pancadas rápidas intercaladas com períodos de sol e calor.
No entanto, o Sul do país terá tempo firme, assim como a maior parte do Centro-Oeste, boa parte de São Paulo, norte de Minas Gerais e uma área significativa do Acre até o interior nordestino, devido à influência de uma massa de ar seco que inibe a formação de nuvens carregadas.
O litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina enfrentarão ventos de até 70km/h, e o mar permanecerá agitado até o final da tarde. Com a diminuição da chuva e da nebulosidade, o frio voltará a se intensificar no Sul, com possibilidade de geadas pontuais na serra catarinense, onde as mínimas podem ficar abaixo de 3°C.
Domingo (18)
No domingo, a frente fria que vinha afetando o clima no Brasil começará a se afastar em direção ao oceano. No entanto, ainda é esperado que a umidade seja direcionada para o litoral da Bahia, resultando em pancadas de chuva. O mesmo ocorrerá no norte do Rio de Janeiro, Espírito Santo e leste de Minas Gerais, onde também poderá haver chuvas, embora em menor intensidade.
Na faixa norte do país, incluindo Roraima, nordeste do Amazonas, norte do Pará e noroeste do Maranhão, há potencial para pancadas de chuva mais intensas, com volumes acima de 10mm, devido às instabilidades tropicais.
Por outro lado, o clima seco predominará na maior parte do território brasileiro. A presença de uma massa de ar seco e frio, associada a uma área de alta pressão atmosférica sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, resultará em uma madrugada sem nuvens e com possibilidade de ocorrência de geadas.
As temperaturas mínimas devem ficar abaixo de 3°C, desde a serra gaúcha até o planalto paranaense, e a região da campanha gaúcha também poderá registrar geadas em alguns pontos.
Contudo, espera-se que as temperaturas mais baixas e a ocorrência de geada mais abrangente sejam observadas em Santa Catarina.
O que esperar para os próximos dias?
A semana termina ainda sob efeito do ciclone na costa gaúcha e catarinense provocando não só chuva como vendaval. Na madrugada foram registrados ventos acima de 100km/h e até a noite desta sexta-feira ainda são esperados ventos fortes no litoral dos dois estados.
O mar segue muito agitado com alerta da Marinha para ressaca com ondas de 3,5m de altura até a tarde de sábado.
Para o final de semana, o maior destaque passa a ser o afastamento das instabilidades e o avanço de uma massa de ar seco e frio novamente, que pode provocar geadas no sábado em áreas da serra catarinense, e no domingo as geadas podem se espalhar desde a serra gaúcha até o planalto paranaense, assim como na campanha gaúcha.
Na segunda-feira (19), ainda são esperadas geadas na serra gaúcha e na serra catarinense, o que não deve persistir depois por conta da chegada de uma nova frente fria já na noite da segunda-feira, em que são esperadas pancadas irregulares no Rio Grande do Sul.
Essa chuva, no entanto, tende a avançar ao longo da próxima semana por toda a região Sul e também por áreas do Sudeste e do Centro-Oeste.
No decorrer da próxima semana, são esperados altos volumes de chuva desde o norte gaúcho até o sul do Mato Grosso do Sul, mas com maior destaque para o Paraná em que são esperados volumes acima de 80mm principalmente a partir de meados da semana.