A sexta-feira amanheceu bastante fria e foi registrada geada em municípios do Sul e de Mato Grosso do Sul. De acordo com a meteorologista Desirée Brandt, o fenômeno é consequência de uma massa de ar polar que avançou pelo Centro-Sul nos últimos dias e derrubou as temperaturas.
Segundo a Somar Meteorologia, a cidade de Urupema (SC) registrou -1 ºC. Os termômetros marcaram 1 ºC em Quaraí (RS), 2,5 ºC em Palotina (PR) e 3 ºC em Amambaí (MS). “Foram afetadas áreas de milho, feijão e hortaliças”, afirma Desirée.
Nas regiões produtoras de café em São Paulo e Minas Gerais, não geou, pois as temperaturas mínimas ficaram em 8 ºC, muito longe do risco de geada.
- Previsão do tempo: chuva pode causar transtornos neste fim de semana
- Previsão do tempo: onda de frio mais intensa chega na virada do mês
No fim da semana, a chance de geada diminui, conforme as condições de chuva aumentam. Já no começo da próxima semana há previsão de temporais, afirma Desirée. “As pancadas devem atingir o interior do Rio Grande do Sul e o oeste e sudoeste de Mato Grosso do Sul e podem vir acompanhadas por raios, ventos e até granizo”, afirma.
A tendência é que as precipitações se espalhem por São Paulo, sul de Minas Gerais e parte do Centro-Oeste, com acumulados em torno de 30 milímetros. “Tudo isso por causa de um sistema frontal, que combina uma área de baixa pressão no interior da América do Sul e uma frente fria que se aproxima do Rio Grande do Sul”, diz.