Tempo

Previsão do tempo indica 400 milímetros de chuva em abril; veja onde

Excesso pode acabar prejudicando a logística de escoamento em cidades que já registraram 900 milímetros em março

A tendência para abril é que, aos poucos, a chuva diminua no Nordeste e aumente no Centro-Sul, de acordo com a previsão do tempo. Nas próximas 48 horas, o avanço de uma frente fria pelo Sul leva rajadas de vento de até 80 km/h e chuva aos três estados. O sul de Mato Grosso do Sul também deve ser beneficiado neste período.

De acordo com a editora de Tempo do Canal Rural, Pryscilla Paiva, após a chuva no fim de semana, as temperaturas devem despencar no Sul, chegando a 9 ºC no sul do Paraná, por exemplo. A jornalista destaca que, no entanto, não há condição para formação de geadas em áreas produtoras.

Chuva demais também é ruim

Algumas cidades da faixa norte do país têm registrado muita chuva. É o caso de Imperatriz (MA), que recebeu aproximadamente 900 milímetros em março e tem previsão de mais 400 milímetros em abril. O excesso pode acabar prejudicando ainda mais o escoamento da produção, já abalado pela pandemia do novo coronavírus (covid-19).

Em Nova Ipixuna (PA), a previsão do tempo indica chuva em 29 dos próximos 30 dias, acumulando um total de 393 milímetros. “Essa chuva fica concentrada na primeira quinzena do mês”, comenta.

Segundo Pryscilla Paiva, os volumes mais consideráveis devem migrar para o extremo norte do Nordeste ao longo do mês, dando sossego às áreas agrícolas mais importantes do Matopiba.