Produtores rurais do Sul, Sudeste e Centro-Oeste estão preocupados com a estiagem prolongada que atinge essas regiões nas últimas semanas. De Itaberá (SP), a produtora Rural Vanessa perguntou para nossa equipe quando a chuva vai voltar.
Segundo a meteorologista da Somar Desirée Brandt, já são mais de dois meses com chuva abaixo da média em Itaberá. “Infelizmente não consigo trazer boas notícias. Há previsão de chuva, mas quando ela vier será de fraca a moderada, o que é normal para essa época do ano”, disse.
- Temperatura mínima de 3 °C deve chegar ao Sudeste; veja quando
- Fim de semana deve ser marcado por pouca chuva; confira a previsão completa
O acumulado em 30 dias na cidade é de apenas 16 milímetros e essa chuva deve chegar a partir do dia 23 de maio, sendo que muitos dias são de chuva abaixo de 1 milímetro, o que pode até ser considerado nebulosidade. “O maio acumulado será de 6 milímetros, o que não é considerado chuva agrícola”, completou.
Uma frente fria continua atuando no Sul e Sudeste, mas de maneira muito costeira “Tem aumentado a quantidade de nuvens no interior de São Paulo, mas nada de chuva nas próximas semanas. Para o próximo fim de semana, continuamos com essa situação de chuva apenas no leste do Paraná e litoral paulista, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Zona da Mata Mineira, além do litoral do Nordeste e região Norte”, disse a meteorologista.
De 12 a 16 de maio, segundo ela, há previsão de chuva de 15 milímetro no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, no Paraná chove apenas 5 milímetros. No Centro-Oeste e oeste paulista, a condição ainda é de seca.
De 17 a 21 de maio, chove apenas 5 milímetros nos três estados do Sul e leste paulista. Região central do Brasil continua sem previsão de chuva significativa.