Chuvas devem atingir grande parte do país nesta semana, principalmente nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste, informou a Somar Meteorologia.
Imagens de satélite mostram áreas de instabilidades, que provocam chuva em toda região do Matopiba, Centro-Oeste e Norte. Já em outras áreas a Somar indica mudanças no padrão do clima.
Chuva
- 14 a 18 de abril
Até a próxima quarta-feira, 15, os volumes de chuva não devem apresentar um aumento significativo, afirmou a Somar Meteorologia.
Sul
Na região Sul, os volumes devem ficar em torno de 15 milímetros no extremo sul gaúcho; em torno de 5 milímetros em parte de Santa Catarina; e 15 milímetros no interior do Paraná.
“É uma chuva pouco volumosa, que trará mais mudanças em relação à distribuição de umidade do que na evolução de volume de chuva”, afirma o meteorologista Willians Binne, da Somar.
Sudeste
A previsão alerta para risco de poucas chuvas e má distribuição na região, o que pode prejudicar plantações de cana-de-açúcar, laranja e até mesmo áreas produtoras de café.
Nordeste
A Somar indica que, nos próximos cinco dias, pode haver chuvas com volumes altos na região do Matopiba, podendo chegar a até 100 milímetros no Maranhão, Piauí e Ceará. “Ou seja, condições de muita chuva, que podem atrapalhar o desenvolvimento do algodão em algumas áreas”, explica Bine.
- 19 a 23 de abril
No Sul, mesmo com a passagem de uma frente fria e sem volumes elevados, haverá uma mudança de cenário. As chuvas na região terão mudança nos padrões, com volumes que podem atingir até 15 milímetros, informa a Somar.