Tempo

Previsão do tempo indica sexta-feira com geada no Sul

De acordo com a Somar Meteorologia, a região deve ter uma manhã seca e bastante fria. No restante do país, o destaque fica com as chuvas volumosas

São Joaquim, Geada
Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira, 15, em todo o Brasil. Foto: Mycchel Legnaghi

Sul

A sexta-feira amanhece seca e gelada em praticamente todo a região. Com a queda acentuada na temperatura, volta o potencial para geada em áreas mais altas. No Rio Grande do Sul, destaque para áreas de fronteira com o Uruguai e áreas mais ao norte, especialmente na região serrana. Em Santa Catarina, potencial de geada desde a serra até a divisa com o planalto do Paraná, que no caso também pode registrar temperaturas suficientes para ter geada.

Por enquanto, a chuva deve persistir apenas no litoral paranaense devido à circulação dos ventos úmidos, mas uma chuva fraca em forma de garoa.

Apesar do retorno do tempo firme, atenção aos ventos até o fim do dia no litoral gaúcho. Rajadas em torno de 50 km/h podem ser registradas por conta da aproximação de uma nova frente fria, mas que desta vez, ela vai avançar de forma costeira, sem provocar chuva na região.

Sudeste

A semana vai terminar com tempo fechado e condição de chuva a qualquer momento em boa parte de São Paulo, no Rio de Janeiro, no extremo sul do Espírito Santo e na metade sul de Minas Gerais. Aliás, das quatro capitais, o sol aparece mais apenas em Vitória, mas tem previsão de chuva em forma de pancadas.

A chuva pode ser mais volumosa no estado do Rio e não se descarta a possibilidade de transtornos como alagamentos e deslizamentos de encostas. A precipitação vem acompanhada por vendaval também com rajadas de pelo menos 50 km/h.

Na metade sul mineira, além da chuva ser volumosa, pode vir acompanhada por raios, atenção redobrada. Volta a chover no norte capixaba e em boa parte do norte mineiro também, mas ainda sem grandes acumulados.

No extremo norte de Minas é que o tempo firme predomina por conta de uma massa de ar seco, mesmo tipo de sistema que volta a predominar no centro e oeste de São Paulo, mesmo que ainda tenha muita variação de nebulosidade ao longo do dia.

Centro-Oeste

Sexta-feira com chuva no norte de Mato Grosso do Sul, em boa parte de Mato Grosso e de Goiás e no Distrito Federal. Os maiores acumulados e riscos para temporais ficam concentrados no sul goiano. Nas demais áreas com chuva apenas pancadas isoladas.

O tempo firme continua no extremo norte goiano e no leste mato-grossense. A condição de tempo firme também será predominante na maior parte de Mato Grosso do Sul e no sudoeste de Mato Grosso.

Nordeste

Manhã de sexta-feira com possível formação de névoa úmida e/ou nevoeiro no leste da Bahia. A semana vai terminar também com tempo instável e chuva em boa parte do Nordeste. Desta vez, os maiores acumulados ficam restritos a áreas mais ao norte, desde o Maranhão até o leste de Pernambuco.

Uma nova frente fria se aproxima do sul baiano e pode provocar, além de pancadas de chuva, trovoadas e vendavais. No oeste da Bahia e no sul do Piauí, o tempo firme ainda predomina.

Norte

A chuva se espalha pela maior parte da região. As pancadas ainda podem ser volumosas na faixa norte desde o Amazonas até o Pará.

Enquanto isso, o tempo firme volta a predominar na metade sul do Tocantins.