Sul
O tempo firme persiste nos três estados. Há previsão de nevoeiro ao amanhecer no nordeste do Rio Grande do Sul, leste de Santa Catarina e leste do Paraná. Isso acontece por conta das baixas temperaturas e da alta umidade do ar nesse período. Logo o fenômeno se dissipa, dando lugar ao sol.
As temperaturas seguem baixas durante a madrugada. À tarde, elevam-se um pouco. Atenção aos baixos índices de umidade do ar nas horas mais quentes do dia, no norte paranaense.
Sudeste
Um nevoeiro deve se formar no início do dia do leste paulista ao Rio de Janeiro. Ainda chove no nordeste de Minas Gerais e em parte do Espírito Santo, devido à umidade que é transportada do oceano ao continente, mas essa precipitação ocorre de forma isolada e com baixos acumulados.
Nas demais localidades, o que se predomina é o tempo firme. Mais uma vez, as temperaturas se elevam no período da tarde e, na maior parte da região, tem sensação de calor. Atenção aos baixos índices de umidade do ar nas horas mais quentes do dia, especialmente no oeste de São Paulo e de Minas Gerais.
- Veja quais regiões do Brasil terão chuvas em agosto
- Confira a previsão do tempo até o dia 20 de agosto em todo o país
Centro-Oeste
Mais um dia de tempo firme e predomínio de sol em toda a região. Atenção às temperaturas elevadas e à umidade do ar baixa ao longo da tarde em todas as áreas. Salienta-se que fará mais calor no Pantanal, mas a umidade do ar abaixo deve ficar abaixo de 30% nos três estados. Com toda essa situação, o risco para focos de queimadas continuam no período da tarde.
Nordeste
Previsão de chuva do litoral sul da Bahia até Natal (RN) e também no norte do Maranhão. Os maiores volumes são esperados desde o litoral baiano até Maceió (AL). Destaca-se que essas instabilidades no leste da região se formam a partir da umidade que vem do mar, de maneira constante e associadas a circulação de uma área de alta pressão atmosférica. No norte do Maranhão, a chuva acontece de forma isolada e mais nos períodos da madrugada e da manhã, por conta da umidade que vem do mar.
Já no interior do Nordeste, o tempo firme permanece, com predomínio de sol, temperaturas altas e umidade relativa do ar baixa no meio da tarde.
Por fim, vale reforçar os riscos para rajadas de vento de moderada à forte intensidade tanto na costa quanto no interior, variando de 50 a 60 km/h.
Norte
Condição para chuva no norte do Amazonas, Roraima, Amapá e no norte do Pará. Essa precipitação ocorre ao longo do dia em boa parte dessas áreas e vem na forma de pancadas. A intensidade mais forte acontece nos períodos da manhã e da tarde. Atenção aos acumulados elevados, com riscos para danos no norte do Pará e em Roraima.
Nas demais localidades, do Acre até o Tocantins, passando por Rondônia, sul do Pará e do Amazonas, o tempo ainda continua firme, com temperaturas mais elevadas e baixa umidade do ar durante o período da tarde.