Tempo

Previsão do tempo: frente fria aumenta quantidade de nuvens carregadas

De acordo com a Somar Meteorologia, as cinco regiões devem registrar chuvas nesta quarta-feira. Destaque também para ventos de 100 km/h no Sudeste

nuvens, chuva, céu fechado, previsão do tempo
Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira, 1º. Foto: Pixabay

Sul

A frente fria se afasta da região, mas ainda há previsão de muita nebulosidade nos três estados. Deve chover a qualquer momento do dia, de forma fraca e sem risco para temporais. Os maiores acumulados cairão no litoral do Rio Grande do Sul, mas não deve causar transtornos. Dia de tempo firme, porém encoberto, na faixa oeste do Paraná.

O sol aparece pouco e a sensação de frio será maior que no dia anterior em todos os estados.

O mar continua agitado, com ondas de até 2,5 metros do Rio Grande do Sul a Santa Catarina.

Sudeste

A frente fria avança pela região e aumenta as nuvens carregadas em São Paulo. Não há expectativa de acumulados elevados e a chuva deve ocorrer de maneira isolada. Não há condições de chuva no Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais.

As rajadas de vento podem chegar a 100 km/h no litoral paulista e também na região metropolitana de São Paulo. No sul de Minas e Triângulo Mineiro, as rajadas ficam em torno de 60 km/h.

A sensação de frio continua no território paulista, principalmente pela manhã. Já no Rio de Janeiro, a sensação de calor aumenta na parte da tarde com relação ao dia anterior, justamente por causa da aproximação da frente fria.

Centro-Oeste

A frente fria avança pelo Sudeste e espalha nuvens de chuva carregadas pelo norte e região central de Mato Grosso do Sul. Já a metade sul do estado é marcada pelo avanço do ar polar, que dificulta a formação das nuvens carregadas e favorece o tempo fica firme ao longo desta quarta. A chuva que acontecer nas outras áreas sul-mato-grossenses não traz grandes volumes acumulados e há baixo risco para transtornos. Em Goiás e Mato Grosso não deve chover.

A temperatura fica mais elevadas do que nos dias anteriores e os índices de umidade relativa do ar caem abaixo do ideal nas horas mais quentes do dia.

Nordeste

Os ventos úmidos que sopram do mar mantêm a condição de chuva entre Sergipe e o Ceará e também na metade norte do Maranhão.

Piauí, Bahia, oeste de Pernambuco e metade sul do Maranhão seguem com tempo firme, com a presença de sol e poucas nuvens, além das temperaturas bem elevadas na parte da tarde. Inclusive o interior nordestino tem mais um dia de baixa umidade relativa do ar e sensação de tempo abafado.

Norte

Grande parte da região segue com tempo instável e previsão de pancadas de chuva a qualquer momento, acompanhadas por trovoadas.

Previsão de tempo seco e quente no Tocantins, sul do Pará e Rondônia.