Tempo

Áreas do Sudeste e do Centro-Oeste têm risco de granizo e temporal

Meteorologistas já classificam como invernada condições do tempo em Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Rondônia

Nesta quarta-feira (10), a chuva segue intensa em Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e centro-norte de Minas Gerais, e ganha força no Espírito Santo. Isso ocorre devido à atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que mantém o tempo encoberto e chuvoso nessas áreas.

Em Minas, Mato Grosso, Goiás e Rondônia, os meteorologistas já caracterizam o fenômeno como invernada, pela característica dos dias não serem tão quentes e com o céu bastante encoberto, atrapalhando as atividades da finalização do plantio da soja safra 2021/22.

“Há expectativa de granizo no norte de São Paulo, Triângulo Mineiro, sul de Goiás e um pequeno trecho do leste de Mato Grosso do Sul”, diz Desirée Brandt, meteorologista da Somar.

Em Mato Grosso do Sul e oeste e norte de São Paulo, a chuva acontece na forma de temporais isolados principalmente à tarde. A chuva segue volumosa desde o Vale do Itajaí, em Santa Catarina, até o litoral do Paraná e leste de São Paulo e em todo o estado do Rio de Janeiro, devido à circulação marítima que sopra constantemente contra a costa.

Nas demais áreas do Sul, o sol predomina entre poucas nuvens ao longo do dia e não chove. Na região Nordeste, a chuva mais expressiva acontece no oeste da Bahia, sul do Piauí e Maranhão, e há risco de temporais. No interior do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas, o tempo seco persiste. Na região Norte, o sol aparece entre muitas nuvens, e chove com trovoadas em toda a região.

Mais para o fim da semana, a ZCAS ainda persiste desde Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais até o Espírito Santo. A tendência é que a soma dos acumulados até a próxima sexta-feira (12) ultrapasse facilmente 100 milímetros nessas áreas, inclusive em capitais como Goiânia, Brasília, Belo Horizonte e Vitória.

No Rio de Janeiro, litoral e norte de São Paulo e grande parte de Mato Grosso do Sul, o predomínio também será de céu mais nublado e chuva moderada no período. Nas demais áreas de São Paulo, o sol aparece entre muitas nuvens e a chuva acontece de forma bastante irregular. No Sul, o sol predomina entre poucas nuvens e não chove ao longo da semana em praticamente toda a região.