Esperada por agricultores espalhados país afora, por causa do início da temporada de mais chuvas, a primavera chegará ao hemisfério sul às 22h04 da quinta-feira (22). Desta vez, a estação, ao menos em seu início, será impactada pelo fenômeno La Niña. Com isso, estão previstos acúmulos de água, formação de ciclone extratropical e passagem de mais uma frente fria.
+ 50 cidades registram as maiores temperaturas do ano; veja lista
Os períodos chuvosos aguardados para a nova estação terão início ainda nesta semana, avisa a meteorologista Desirée Brandt, da Climatempo. “Tem previsão de chuva, inclusive no primeiro dia da primavera”, avisa. “Há uma expectativa de grandes acumulados e espalhados por grande parte do Brasil. No entanto, o Nordeste vai seguir com o tempo seco, assim como o Norte do Pará e áreas do Amapá”.
Para os próximos dias, é aguardada a formação de sistema frontal, a ser constituído por um ciclone extratropical na costa entre o Sul e o Sudeste e uma frente fria, vai favorecer o surgimento de um novo corredor de umidade — esse esperado para a faixa que vai da costa do Sudeste à região Norte.
Ciclone e grandes acumulados
Nessas áreas, os grandes acumulados estarão concentrados entre Paraná, São Paulo, sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo. Em alguns municípios, esse volume pode ultrapassar 100 milímetros. “Esse sistema será alimentado pela umidade proveniente da Amazônia e é por isso que vai passar esse corredor, que vai alcançar o Centro-Oeste”, explica Desirée.
No caso do Centro-Oeste, a chuva não será tão volumosa e nem muito abrangente, mas muitos municípios poderão receber volumes em torno de 40, 50, 60 milímetros, como em alguns casos do Sudoeste e de Goiás. No entanto, a meteorologista pede “muita atenção”, pois essa ainda não será chuva que se consolidará na região. Dessa forma, ainda devem ocorrer alguns períodos de tempo seco, entre uma chuva e outra.
Ao longo desses próximos dias, a expectativa é de tempo instável em grande parte do Brasil. Em algumas áreas, como Minas Gerais e o Nordeste, há previsão de chuva inclusive para lugares que não recebem chuva agrícola a 200 dias.
Fim do vazio sanitário e início da primavera
O país seguirá com o fim do vazio sanitário. Nesta terça-feira (20), ele termina em Santa Catarina e no Acre. No sábado (24) será a vez Goiás e do Distrito Federal serem liberados também para semeadura.