As madrugadas vão ficar cada vez mais frias no Sudeste até pelo menos o próximo domingo, 10. A temperatura varia 6 °C e 12 °C em boa parte de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. A tendência é de que a temperatura permaneça mais baixa que o normal no Sudeste até perto do dia 20 de maio.
Para as áreas de café do sul de Minas Gerais, as temperaturas mínimas devem variar de 9 °C a 11 ºC nos próximos dias, como é o caso de Guaxupé. Apenas nas áreas da Serra da Mantiqueira, as temperaturas tendem a ficar mais baixas e podem chegar a 5 ºC ou 6 ºC, mas sem grandes estragos. A tendência é o frio diminuir no decorrer da próxima semana.
O destaque da próxima semana deixa de ser o frio e passa a ser o retorno da chuva por causa do avanço de uma frente fria pelo Sul do Brasil. O grande problema é que a umidade pode vir acompanhada de queda de granizo pontual.
Com o retorna das chuvas nos últimos dias, tivemos o aumento da umidade do solo em áreas do oeste do Rio Grande do Sul, o que permite a instalação das lavouras de inverno e também aumento da disponibilidade hídrica do centro-norte de Mato Grosso, beneficiando o milho segunda safra.
Mesmo assim ainda falta chuva para o Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. A frente fria da semana que vem promete trazer até 30 milímetros para estas lavouras com maior déficit hídrico.