A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse que o fortalecimento das cooperativas agropecuárias é uma das prioridades da pasta e do Plano Safra. “Hoje 71% dos estabelecimentos rurais de produtores associados a cooperativas são agricultores familiares e metade da produção agropecuária passa pelas cooperativas do setor”, afirmou Tereza Cristina, durante evento online de lançamento da Agenda Institucional do Cooperativismo 2021, realizado nesta quinta-feira, 22, pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).
Tereza Cristina mencionou que na safra 2020/2021 a pasta aprimorou programas voltados ao setor cooperativo, como o Prodecoop e Procap Agro, de investimentos, mas disse estar ciente de “que é possível fazer”. De acordo com a ministra, o ministério continuará buscando dar apoio ao segmento, por meio do aumento de recursos para tais programas, assim como para o Pronamp (dirigido aos médios produtores) e ABC+, de estímulo a práticas ambientalmente corretas.
A ministra mencionou, ainda, a demanda crescente, dentro e fora do país, por alimentos que venham de processos produtivos sustentáveis, inclusive em pequenas propriedades. “O cooperativismo será importante para disseminação de práticas de baixo carbono entre os pequenos agricultores”, afirmou.