Paraná

Adapar alerta para prazo de atualização do rebanho no Paraná 

Produtores que não regularizarem situação do rebanho devem pagar multa e ficam impedidos de obter a Guia de Trânsito Animal

A campanha de atualização dos rebanhos do Paraná começou esta semana. Aqueles que não cumprirem a exigência devem pagar multa e ficarão impedidos de obter a Guia de Trânsito Animal.

Sem o documento, o rebanho não poderá ser abatido e nem sair das dependências da propriedade rural. A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), informou que são 158 mil propriedades no estado e 192 mil explorações pecuárias, e as principais espécies somam mais de 8 milhões de bovinos, 6 milhões de suínos, 20 mil aviários e 240 mil equídeos.

A Adapar alerta que a  atualização é importante pela vigilância mais intensificada que o Paraná vem mantendo desde que a vacinação contra a febre aftosa foi suspensa no estado, auxiliando também uma ação mais rápida nos casos de suspeita da doença. Apesar disso, ainda existe um percentual de produtores que acaba perdendo o prazo.

“Até 10% dos produtores que não fazem a sua atualização, por diversos motivos. Mas a gente pede que os produtores rurais façam essa atualização o quanto antes, de preferência agora no início da campanha, evitando assim filas nas unidades para poder fazer essa atualização. A atualização é muito simples e gratuita, e isso ajuda demais o serviço veterinário do estado”, destaca o gerente de saúde animal da Adapar, Rafael Gonçalves Dias.