DESASTRE

Explosão em cooperativa no Paraná deixa mortos e feridos

Segundo relatos, um secador de milho da C.Vale, localizada em Palotina, no oeste do Paraná explodiu, seguido de um incêndio

Uma tragédia ocorreu na cooperativa agroindustrial C.Vale, localizada no município de Palotina, no oeste do Paraná, a aproximadamente 480 km de Curitiba.

C.Vale
Foto: Reprodução/Redes Sociais

No final da tarde de hoje, por volta das 17h, uma explosão em um silo de armazenagem e secagem de grãos resultou em, pelo menos, duas vítimas fatais, de acordo com informações do Corpo de Bombeiros.

Além disso, outras duas pessoas foram resgatadas em estado grave e nove estão desaparecidas.

As causas do acidente ainda estão sendo investigadas pela direção da cooperativa, que emitiu uma nota expressando a prioridade de preservar a integridade dos colaboradores afetados e fornecer apoio aos familiares das possíveis vítimas.

Para socorrer as vítimas, equipes do Consamu (Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste do Paraná) e do Corpo de Bombeiros foram mobilizadas.

O Consamu informou que suas equipes aeromédicas e o Samu foram acionados e estão atuando no local.

Cinco viaturas do consórcio também estão trabalhando no resgate.

O Corpo de Bombeiros organizou uma força-tarefa composta por 35 militares, 11 viaturas e cães farejadores, que se concentram na busca pelas pessoas desaparecidas.

O governador do estado, Ratinho Júnior (PSD), anunciou através das redes sociais que um avião com profissionais de resgate será enviado ainda hoje para auxiliar nos esforços de socorro às vítimas.

A Prefeitura de Palotina também se manifestou, relatando que equipes de Saúde e Defesa Civil estão mobilizadas para prestar assistência às vítimas.

O prefeito Luiz Ernesto Giacometti determinou que todos os recursos possíveis sejam disponibilizados para amparar as vítimas e seus familiares.

Moradores de Palotina relataram nas redes sociais que sentiram o impacto da explosão em suas casas, havendo registros de tremores e vidros de janelas quebrados.

C.Vale

explosão, morte, cooperativa, C.Vale
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Uma das maiores cooperativas agrícolas do Brasil, a C.Vale tem 13.668 funcionários. Deste total, 8.646 atuam no complexo agroindustrial e 5.022 nas demais atividades da cooperativa no Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e no Paraguai.

Em 2022, a cooperativa encerrou o ano com 26.216 associados.

No ano passado, a C.Vale conseguiu crescer e vai distribuir sobras aos associados apesar de ter deixado de receber 20 milhões de sacas de soja devido à estiagem durante a safra 2021/22.

Além disso, a cooperativa elevou o faturamento para R$ 22,69 bilhões, o que representa 20% na comparação com 2021.