Uma forte chuva de granizo e um vendaval atingiram comunidades da zona rural dos municípios de Balsa Nova e da Lapa, na Região Metropolitana de Curitiba (PR) nesta quinta-feira (17). Os prejuízos ainda estão sendo calculados pelo IDR-PR e Defesa Civil, que visitam hoje a região. Segundo o meterorologista Lizandro Jacóbsen do Simepar, houve vendaval e granizo bem pontual na região. Os ventos alcançaram os 64,8 km/h na Lapa. O Simepar também informou que houve granizo confirmado em Rio Negro, na divisa do Paraná com Santa Catarina.
- Frente fria aumenta volume de chuvas e eleva risco para queda de granizo
- Zcas perde força e redução da chuva deve permitir retomada dos trabalhos em campo
Uma das maiores localidades atingidas foi Marienthal, a 55 km de Curitiba. A agricultora Geni Caus se desesperou ao ver a plantação de milho destruída pelo granizo e chorou ao gravar um vídeo na localidade de Porteira, na Lapa. Confira o vídeo abaixo:
Três casas de uma mesma família foram destruídas por árvores e uma ficou destelhada na comunidade de Lagoão, que pertence à Lapa e fica no limite com o município de Balsa Nova.
“A gente não tem como avaliar ainda. Mas na casa da gente muito pouca coisa vai ser salva. O telhado todo destruído, móveis que não vai dar pra aproveitar. Está sendo bem complicado”, diz a agricultora Simone Aparecida da Silva, que mora com o marido Marcos Java da Silva. “aqui tá muito ruim o sinal de internet, já pedimos ajuda ao IDR e Defesa Civil e estamos no aguardo”, diz ela. Ela fez uma foto que mostra que até o meio dia de hoje uma parte do granizo ainda não derreteu.
Flávio Gonçalves Tenório, morador da localidade de Feixo Paiol, na Lapa, perdeu todo o telhado da casa, colchão, móveis.
Algumas localidades rurais estão sem energia elétrica desde a última quinta (17) devido à queda de postes e transformadores. Hoje pela manhã equipes da Defesa Civil Estadual e da prefeitura da Lapa e extensionistas do IDR-PR estão percorrendo as localidades para avaliar os estragos e ajudar famílias necessitadas.
A Companhia Paranaense de Energia (Copel) confirmou que há três equipes em localidades de Balsa Nova e Lapa para atendimento a diversas ocorrências. Os dois municípios somados estão com 330 domicílios sem luz no momento, a maioria no limite entre os municípios. Em algumas comunidades há dificuldade de acesso ao local da rede.