Abate de frangos no Paraná é recorde em março

De acordo com o Sindiavipar, Estado atingiu marca de 125,8 milhões de cabeçasO Estado do Paraná registrou volume recorde de abate de frangos no mês de março, com 125,86 milhões de cabeças. O número foi superior ao de março do ano passado, que até então era recorde, com 120,98 milhões de aves. De acordo com o presidente do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar), Domingos Martins, o maior número de dias úteis e a concentração do abate das aves que deixaram de ser abatidas em fevereiro, quando normalmente acontece o feriado de Carnav

Já no acumulado do ano até março foram abatidas 360,71 milhões de cabeças contra 346,29 milhões no mesmo período de 2011. O resultado representa um crescimento de 4,16%. Com relação às exportações, no primeiro trimestre as indústrias paranaenses atingiram o volume embarcado de 261,91 mil toneladas, representando 28,19% das exportações nacionais. O faturamento foi de US$ 470,03 milhões, com aumento de 3,5% ante o primeiro trimestre de 2011.

– A tendência é de que as exportações paranaenses continuem com um bom ritmo, com uma previsão de crescimento de 5% ao longo de 2012 – disse Martins.

O Paraná é o maior produtor e exportador de carne de ave do país. O cenário positivo da indústria avícola, entre eles a valorização do câmbio, a instalação de indústrias no Estado e a abertura de mercados em países emergentes como a China e a África do Sul são fatores que tendem a contribuir para o bom desempenho do setor avícola paranaense.