Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Abate de frangos e de suínos é recorde no terceiro trimestre, mostra pesquisa do IBGE

Abate de frangos alcançou 1,347 bilhão de cabeças, crescimento de 2,8% ante o trimestre anterior. Abate de suínos chegou a 9,065 milhões, um aumento de 5,2%O país abateu número recorde de frangos e de suínos no terceiro trimestre de 2011, segundo a Pesquisa Trimestral do Abate de Animais, divulgada nesta quinta, dia 15, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De julho a setembro, o abate de frangos alcançou 1,347 bilhão de cabeças, um crescimento de 2,8% em relação ao trimestre imediatamente anterior e uma alta de 5% em relação ao terceiro trimestre de 2010, desempenho que alcança novo nível histórico na série trimestral do aba

O abate de suínos também atingiu recorde histórico, com 9,065 milhões de cabeças, um aumento de 5,2% em relação ao trimestre imediatamente anterior e de 9,1% em relação ao terceiro trimestre de 2010.  Em relação aos bovinos, foram abatidas 7,284 milhões de cabeças. O resultado representou um aumento de 3,1% em relação ao trimestre imediatamente anterior. No entanto, houve queda de 1,6% em relação ao 3° trimestre de 2010.  

Sul lidera abate de frangos

O peso acumulado das carcaças de frangos abatidas no terceiro trimestre do ano foi de 2,925 milhões de toneladas. O montante foi 2,2% superior ao registrado no 2° trimestre de 2011, e 5,0% maior que o resultado do terceiro trimestre de 2010, segundo a pesquisa.  Os três Estados do Sul respondem por 59,1% do abate nacional de frangos.

No terceiro trimestre, foram abatidas 1,347 bilhão de cabeças de frangos, um aumento de 2,8% em relação ao trimestre anterior e de 5% em relação ao terceiro trimestre do ano passado. Dos cerca de 37 milhões de frangos abatidos a mais em todo o país na passagem entre o segundo e o terceiro trimestres, mais de 24 milhões ocorreram no Paraná.  

A região Sudeste teve uma participação de 21,4% do volume abatido no país. Minas Gerais registrou recuo no abate, com 11 milhões de cabeças abatidas a menos, levando a uma redução de 1% na participação da região Sudeste no total nacional. 

Participaram da pesquisa de abate de frangos 424 informantes. Roraima, Amapá, Maranhão e Rio Grande do Norte são as únicas Unidades da Federação que não possuem registro do abate de frangos sob algum tipo de inspeção sanitária. 

Suínos

O abate de suínos gerou uma produção de 876.742 mil toneladas de carcaças no país no terceiro trimestre, um aumento de 6,3% em relação ao segundo trimestre, e uma alta de 9,7% ante o terceiro trimestre do ano passado, informa o IBGE.

No terceiro trimestre, foram abatidas 9,065 milhões de cabeças de suínos, um aumento de 5,2% em relação ao trimestre anterior e de 9,1% em relação ao terceiro trimestre de 2010. A região Sul respondeu por 66,5% de todo o abate nacional de suínos.

Santa Catarina abateu 25,4% do total nacional, Paraná foi responsável por um montante de 20,7%, e Rio Grande do Sul ficou com uma fatia de 20,4%. Todos os Estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste apresentaram aumento no abate de suínos.

Confira a íntegra da pesquisa:

Sair da versão mobile