Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Abate informal de ovinos no Brasil ultrapassa os 90% da produção, diz associação

Segundo a Arco, apenas seis mil toneladas de carne são submetidas à inspeção sanitária anualmenteEstimativa da Associação Brasileira dos Criadores de Ovinos (Arco) aponta que 92% do abate feito no setor é informal. O número representa cerca de 74 mil toneladas de carne. Conforme a entidade, apenas seis mil toneladas são submetidas à inspeção sanitária anualmente. O presidente da Arco, Paulo Schwab, afirma que os pecuaristas se dizem preocupados com o índice e querem aumentar a legalidade nos abates.

Ele avalia que a falta de inspeção atrapalha a organização da cadeia produtiva. E salienta ainda que o objetivo é oferecer um produto de qualidade aos consumidores, já que a demanda é crescente.

– É importante para levarmos ao consumidor um produto de qualidade e de excelência, como é a carne ovina, com uma qualificação sanitária. E também na qualidade de uma apresentação desta carne – diz.

O dirigente aponta que o consumo médio no Brasil, anualmente, é de 86 mil toneladas, com parte deste volume importada do Uruguai. A média per capta gira em torno de 400 gramas por habitante. Atualmente, o país tem pelo menos 17 milhões de cabeças no rebanho ovino, mas para atender à demanda crescente, precisaria chegar a, pelo menos, 50 milhões de cabeças.

Sair da versão mobile