Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Abatidos 72 bois diagnosticados com tuberculose em Concórdia (SC)

Órgão garante que caso é isoladoNa manhã desta terça, dia 13, 72 bois foram abatidos em um frigorífico de Concórdia, no Meio-Oeste de Santa Catarina. Os animais estavam em uma propriedade do interior de Xavantina e foram diagnosticados com tuberculose por técnicos da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de SC (Cidasc). No local, havia 160 cabeças de gado.

Segundo a coordenadora da área de defesa sanitária animal da Cidasc, Gisele Bertol Rosa, o número elevado de animais contaminados se deve pela demora na realização de exames.

— Os sintomas são difíceis de serem percebidos. Os animais emagrecem, produzem menos e se o produtor não ficar atento a doença pode se afetar outros animais. E como o tratamento também é complicado a melhor opção é o abate — explicou.

Além do tratamento da doença ser complicado, ela pode ser transmitida para seres humanos e provocar lesões no intestino e em alguns casos o pulmão. A transmissão acontece através da ingestão de leite e carne de animais contaminados. De acordo com a Cidasc, este é um caso isolado e não há motivo para pânico.

— Vamos continuar monitorando e realizar novos exames nos animais que restaram. Só depois a propriedade estará liberada — disse Gisele.

Em um ano, 120 animais foram abatidos na região de Concórdia por apresentarem a doença. Por isso a Cidasc orienta os produtores a realizar exames de tuberculose nos animais pelo menos uma vez por ano. O teste custa em média R$ 30,00 por animal.

Sair da versão mobile