As inscrições para a ExpoZebu, que terá como tema “Zebu de Ponta a Ponta”, serão encerradas no dia 5 de abril (ou antes, caso as vagas se esgotem). A identificação e recepção dos animais serão realizadas nos dias 26, 29, 30 de abril e 1º de maio. A data base para cálculo de idade será 2/05/2013. A entrada dos animais procedentes de mais de 700 km será permitida a partir do dia 22 de abril.
Ao serem inscritos, os animais da raça gir devem ter identificação para as modalidades de julgamento dupla aptidão ou gir leiteiro. Os animais gir e gir mocha serão julgados juntos. Para os animais da raça guzerá, deverá ser feita a indicação da modalidade guzerá ou guzerá leiteiro. Os animais da raça nelore ao serem inscritos deverão ter indicação para as modalidades de julgamento nelore ou nelore mocho e poderão ser julgados tanto junto como separados, seguindo o critério de ranqueamento da ACNB.
A partir desta ExpoZebu, os expositores terão a oportunidade de inscrever um número maior de animais. As inscrições serão limitadas a 15 animais de cada raça, por expositor, dentro de cada modalidade de julgamento. Cada expositor poderá inscrever uma matriz de sua propriedade para disputar o título de Matriz Modelo.
Uma grande novidade na pista da 79ª ExpoZebu será o julgamento do Guzerá Leiteiro. Para participar do campeonato, é preciso estar de acordo com os seguintes critérios:
Para as fêmeas
1) A partir de 31 meses, inclusive, estarem prenhes ou paridas. Todas as fêmeas paridas devem, obrigatoriamente, ter controle leiteiro oficial encerrado ou em curso ou estar participando do Concurso Leiteiro da referida exposição.
2) Fêmeas jovens, até 30 meses e 29 dias, precisam obrigatoriamente ser filhas de mães que possuam produção comprovada em Controle Leiteiro Oficial igual ou superior a 2,5 mil kg de leite em uma lactação de até 305 dias ajustada à idade adulta, e ter pai que tenha PTA positiva para leite.
3) Animais da categoria vaca adulta, de mais de 48 meses (a partir da 16ª categoria) precisam apresentar produção comprovada em Controle Leiteiro Oficial igual ou superior a 2,5 mil kg de leite em uma lactação de até 305 dias ajustada a idade adulta.
4) Para fêmeas de qualquer idade que não atenderem as exigências acima, estar participando ou ter participado de Concurso Leiteiro em exposição oficial da ACGB ou ABCZ nos últimos 60 dias, com produção média diária igual ou superior:
18 kg/dia para vacas que disputam o concurso leiteiro na categoria Fêmea Jovem
20 kg/dia para as vacas que disputam o concurso leiteiro na categoria Vaca Jovem
25 kg/dia para as vacas que disputam o concurso leiteiro na categoria Vaca Adulta
Para os machos
1) Ter PTA própria positiva
2) Ser participante do Teste de Progênie do Guzerá para leite com resultado ainda não divulgado.
3) Ser filho de mãe que possua produção comprovada em Controle Leiteiro Oficial igual ou superior a 2,5 mil kg de leite em uma lactação de até 305 dias ajustada à idade adulta, e ter pai que atenda uma das características listadas acima.
> Caso a mãe do animal inscrito seja primípara e ainda esteja em avaliação, a lactação a ser considerada, será da avó materna, sendo exigida a produção mínima de 2,5 mil kg de leite em uma lactação de até 305 dias ajustada à idade adulta.
> As PTAs dos reprodutores consideradas neste regulamento serão as constantes no último Sumário do Programa Nacional de Melhoramento do Guzerá para Leite publicado.
> Os animais que disputarão a pista da aptidão leiteira também poderão disputar a pista tradicional, respeitado o limite de animais por expositor para cada uma das disputas.