A empresa que fez a clonagem foi o Cenatte Embriões, de Pedro Leopoldo (MG). Segundo representantes da companhia e também da Geneal, outra empresa de genética bovina, além de serem os primeiros documentados é possível que os animais sejam os primeiros clonados da raça gir a sobreviverem no país.
? Temos um relato de um animal da Embrapa que morreu logo após o nascimento ? disse Jose Olavo Júnior, diretor da Geneal.
Segundo Flávio Lisboa Perez, diretor administrativo da Fazenda Brasília, a matriz Luzíada foi escolhida para dar origem aos clones por ser “um dos maiores valores genéticos propriedade, pela excelente produção e pelo fato de os descendentes terem superado as qualidades da matriz. Esperamos que estes dois animais transmitam a seus descendentes as mesmas qualidades da Luzíada. Esta vaca é mãe de grandes matrizes gir leiteiro todas campeãs”, informou Perez.
Os critérios para a concessão do registro foram definidos em 2007 por uma comissão técnica formada por pesquisadores de várias universidades e centros de estudo. Entre as exigências está a obrigatoriedade de o doador nuclear ser portador de registro genealógico de nascimento ou definitivo.