Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

ABCZ anuncia registro de primeiros clones da raça gir

Registros, realizados em São Pedro dos Ferros (MG), foram de duas bezerrasA Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) informou nesta quinta, dia 18, que foram registrados, ou seja, documentados, os dois primeiros animais da raça gir obtidos por meio da transferência nuclear, popularmente conhecida como clonagem. Os registros, realizados no final de outubro na fazenda Brasília, em São Pedro dos Ferros (MG), foram de duas bezerras, com pouco mais de 60 dias de idade, clones da vaca Luzíada, campeã em pista e em torneios leiteiros. As bezerras foram batizadas Lu

A empresa que fez a clonagem foi o Cenatte Embriões, de Pedro Leopoldo (MG). Segundo representantes da companhia e também da Geneal, outra empresa de genética bovina, além de serem os primeiros documentados é possível que os animais sejam os primeiros clonados da raça gir a sobreviverem no país.

? Temos um relato de um animal da Embrapa que morreu logo após o nascimento ? disse Jose Olavo Júnior, diretor da Geneal.

Segundo Flávio Lisboa Perez, diretor administrativo da Fazenda Brasília, a matriz Luzíada foi escolhida para dar origem aos clones por ser “um dos maiores valores genéticos propriedade, pela excelente produção e pelo fato de os descendentes terem superado as qualidades da matriz. Esperamos que estes dois animais transmitam a seus descendentes as mesmas qualidades da Luzíada. Esta vaca é mãe de grandes matrizes gir leiteiro todas campeãs”, informou Perez.

Os critérios para a concessão do registro foram definidos em 2007 por uma comissão técnica formada por pesquisadores de várias universidades e centros de estudo. Entre as exigências está a obrigatoriedade de o doador nuclear ser portador de registro genealógico de nascimento ou definitivo.

Sair da versão mobile