Abertura oficial da Expoinel 2014 ocorre neste domingo em Uberaba (MG)

Tradicional feira encerra o calendário de competições da raça neloreA abertura oficial da Expoinel 2014, que neste ano será junto da 10° Expobrahman, ocorre neste domingo no parque Fernando Costa, em Uberaba (MG). A feira encerra o calendário de competições da raça nelore, e é última oportunidade para os criadores pontuarem no ranking regional.

O criador Felipe Picciane levou do Rio de Janeiro 15 animais da raça nelore para competir na exposição. O pecuarista espera conseguir bons resultados nas pistas para valorizar o trabalho do criatório.

– Você trazer um animal na Expoinel é como você disputar uma final de Copa do Mundo, então o criatório passa o ano competindo nas exposições regionais, preparando, selecionando os principais animais para disputar essa feira – afirma.

Para 2014 são esperados mais de mil animais noos julgamento. Participam dos campeonatos animais entre oito e 36 meses de idade, puro de origem e registrados na Associação dos Criadores de Nelore do Brasil.

– É um ambiente onde se define diversos campeonatos de disputa ao longo do ano. Além disso, a Expoinel tem um índice multiplicador dos resultados que é acima de qualquer outra exposição do ranking. É 10% acima de todas as exposições do país – explica o gerente executivo da associação, André Locateli.

Neste ano foram realizadas 114 exposições, em 12 regiões do país, com a participação de 303 criadores e expositores.

– Há uma avaliação criteriosa da caracterização racial desses animais, para que eles tenham pureza para transmitir as características com segurança aos seus descendentes e, principalmente, aliar animais que sejam equilibrados e modernos para produção de carne.

Além da Expoinel, neste ano a Expobrahman ocorre simultaneamente. O julgamento do Brahaman campo irá selecionar os animais de acordo com a funcionalidade apresentada. O objetivo é identificar os indivíduos com desempenho superior no principal cenário da pecuária brasileira: a produção no campo.

– A avaliação genética de todos os animais vai entrar na súmula dos jurados, além do peso e informações como a parte reprodutiva, que será bastante baseado em carcaça. Vai ter também a tabela de peso máximo, para podermos identificar que o animal realmente é criado a campo – explica Daniele Marques de Almeida, coordenadora da exposição.

O tradicional julgamento de pista também acontece normalmente. São esperados cerca de 200 exemplares da raça brahman vindos de 13 criatórios.

Assista o vídeo:

Clique aqui para ver o vídeo