A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), finalizou sua
participação na Sial China, considerada a terceira maior feira de inovação alimentar da Ásia no mundo, com a expectativa de uma expansão comercial das vendas para o mercado chinês.
- Ministério da Agricultura promove semana do produto orgânico
- Ausência de frio pode prejudicar a produção de café em 2020
A participação brasileira contou com a presença de 16 empresas associadas: Barra Mansa; Boi Brasil; Cooperfrig; Estrela; Frigol; Frigotil; Frisa; Iguatemi; JBS; Minerva; Marfrig; Masterboi; Mataboi, Mercúrio; Naturafrig e Plena. “Nossa avaliação é de que a feira foi muito proveitosa num momento em que o Brasil negocia a ampliação das exportações para a China
por meio de novas habilitações”, ressaltou o presidente da Abiec, Antônio Jorge Camardelli.
Durante o evento foram consumidos mais de 500 quilos de carne, que além do tradicional preparo brasileiro, foram servidas também numa versão típica da culinária chinesa. Entre os visitantes, o estande Brazilian Beef recebeu a visita da ministra da Agricultura, Tereza Cristina e sua comitiva, que visitaram a China em busca de ampliação das relações comerciais entre os países.
Em 2018 os embarques somaram 322,4 mil toneladas e fecharam em US$ 1,49 bilhões, crescimento de 52,54% e 60,04%, respectivamente, em relação a 2017. Com isso a China já representa o segundo principal mercado para o Brasil em volume, com 19,6% do total e o primeiro em faturamento com 22,6% de participação.