Abipecs destaca importância da questão sanitária para a suinocultura

Fórum Internacional da Carne Suína discute alternativas para busca de novos mercadosA problemática da febre aftosa no Brasil foi um dos temas principais dos debates do Fórum Internacional da Carne Suína, realizado na manhã desta sexta, dia 5, na Casa RBS, em Esteio, durante a Expointer 2008. A exportação da carne suína brasileira é recente e ainda atende a um número restrito de países, e para avançar para novos mercados a sanidade é o principal obstáculo.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs), Pedro Camargo Neto, destacou que a sanidade é fundamental para que o Brasil lidere a exportação de carne suína no mundo. Segundo ele, as barreiras externas tendem a cair se o Brasil fizer sua “lição de casa”.

? A exportação é um vetor de transformação da suinocultura brasileira: posição geográfica, clima, povo trabalhador e tecnologia. Apesar de termos chegado depois, vamos responder mais rápido e melhor do que as outras cadeias produtivas ? afirmou.

O conselheiro de Agricultura, Pesca e Alimentação da Embaixada da Espanha no Brasil, Jesus Zapatero, afirmou que é difícil encontrar carne suína no Exterior, e que falta marketing para o setor.

? O Brasil é muito competitivo no mercado externo, mas na Espanha, por exemplo, o único tipo de carne suína que encontro é lombo congelado ? disse.

O chefe do Departamento de Promoção Comercial do Itamaraty, Rodrigo da Costa Fonseca, destacou que o Brasil tem que estar atento aos novos mercados.

? O Brasil tem vocação irresistível para ser exportador em qualquer área. Por que não pensar, por exemplo, nos países da América do Sul?
 
O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, saudou os participantes do debate com um depoimento gravado. Ele destacou que o momento do agronegócio é bom e que os preços estão estabilizados.

? O mercado cresce, as pessoas ganham mais e aumenta o consumo. O Brasil tem todas as condições de responder a demanda mundial por alimentos ? disse.


Rodrigo da Costa Fonseca (E), Pedro Camargo Neto e Jesus Zapatero
Foto: Marcelo Machado