Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Abrafrigo vê risco de desabastecimento com greve de fiscais

Dificuldade na liberação do trânsito de animais devido à paralisação pode acarretar problemasEm audiência na Câmara dos Deputados nesta terça, dia 7, o presidente da Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), Péricles Salazar, afirmou que a dificuldade na liberação do trânsito de animais por causa da greve dos fiscais federais agropecuários pode provocar desabastecimento.

– O país inteiro está parado, por causa da recusa dos fiscais em cumprir suas obrigações. Não discutimos o mérito, mas os prejuízos que estão causando – disse.

Durante encontro com encontro com executivos de relações institucionais da BRF, o presidente do Sindicato dos Fiscais Federais Agropecuários (ANFFA Sindical), Wilson Roberto de Sá, disse que os fiscais “foram empurrados” para a greve, iniciada na segunda, devido à falta de entendimentos com o governo federal.

Wilson Sá afirmou que os fiscais estão fazendo uma greve responsável e que a categoria está atenta a setores sensíveis, que enfrentam dificuldades, como os criadores de aves e suínos. Ele explicou que como o movimento é uma “greve de ocupação”, com os profissionais continuando em seus postos de trabalho, a orientação é para liberação de cargas vivas e plantas. Segundo ele, os laboratórios que atuam no apoio à fiscalização também continuaram ativos, para realizar análises em caso de risco de pragas e doenças.

Sá disse ainda que os fiscais dos portos aderiram ao movimento e que a exceção é no porto de Manaus, onde existe um alerta de controle do besouro asiático. Ele disse que todas as madeiras das embalagens dos equipamentos eletrônicos que chegam ao porto continuaram a ser vistoriadas, pois a medida é importante também para evitar impacto no emprego na Zona Franca de Manaus.

O dirigente alegou que os fiscais do aeroporto de Viracopos aderiram nesta terça à paralisação, que atinge todo movimento de cargas nos aeroportos. Eles vão reforçar a atuação na fiscalização de bagagens de passageiros nos aeroportos internacionais.

Sair da versão mobile